TUDO VEIO PELO MAR

TUDO VEIO PELO MAR
As grandes caravelas chegavam abarrotadas de coisas que vinham da Europa para a recém terra descoberta. O Brasil foi colonizado e emancipado para o futuro das gerações. A grande pátria onde recebeu os viajantes de diversas nacionalidades hasteando a bandeira da paz.
Eu voltei ao princípio, ao continente, por onde entraram as nações desenvolvidas para trazer uma cultura racional em terras distantes.
Ao chegar na cidade baixa estava tudo escuro. Não havia ainda eletricidade e as águas da lua brilhavam nos vultos da meia noite. Eu parei e fiquei observando as embarcações ancorarem antes do quebra-mar. Pequenos botes saiam rumo às areias. O brilho das águas na maré baixa. Calmaria, somente se ouvia os remos quebrando o silêncio das águas formando pequenas marolas.
Eu estava ali recebendo os conterrâneos das vidas de um novo mundo.
Tudo veio pelo mar. As terras e seus donos foram quase extintos por não concordarem com a invasão de seus territórios. Aos poucos foram sendo domesticados com presentes de pouco brilho.
Agora eu estava em cima do quebra-mar. Uma pequena elevação que servia de obstáculo para outras civilizações. O domínio pela força.
Eu fui andar um pouco pelo breu da ilha separada do continente. Vultos do poderio das embarcações. Um rastro nas pedras separando as algas. Longe quase uma hora das areias a profundeza era transponivel pelas ondas do mar.
Voltei para o continente. Andei agora por este mundo tão distante no lusco-fusco, pois os sinais do tempo já anunciavam os primeiros raios do sol. O mar estava calmo e o vento era uma brisa suave trazendo notícias dos velhos continentes, da velha Europa. Aqui são todos marcados pelo destino. Somente os donos tem certeza de serem a origem, mas perderam muito nesta conquista.
Em algum momento teremos certeza de quem somos nós. Os laços de afinidade estão reescrevendo a história.
Voltei. Agora a cidade baixa tem luz própria. O sol brilhou escondendo a lua. As estrelas sumiram do céu, pois foram escondidas dentro bússola da meia noite.
Salve Deus!
Adjunto Apurê
An/Un
27.05 2023

Seja bem-vindo ao vale dos deuses!