TÚNEIS E GALERIAS

Conforme vamos avançando nas pesquisas existenciais vamos desbravando os segredos que foram deixados em vidas passadas, como deste grande achado espiritual.

Este túnel construído por sacerdotes me deixou convincente que eles tinham planos e projetos para uso destes corredores secretos que se ligavam em duas galerias sob igrejas. Foram construídos manualmente revestidos com tijolos de barro em arco. Não eram em linha reta, tinham que ser definidos na localização geográfica, tipo uma bussola, para não perderem a direção. Vou dizer que ao entrar nesta galeria e passar a percorrer este túnel muito tempo foi gasto, mas tudo era escuro e a pouca luminosidade era resultante dos nossos olhos que se acostumam com o breu.

Andei muito e em cada momento mudava de direção, como uma esquina ou curva que se delimitava a projetar nossa caminhada em outra perspectiva. Se assim observando o tempo gasto eu diria que foram mais ou menos 7 km de extensão. Tempo que estimo pelas caminhadas em exercícios físicos.

Passando este tempo cheguei à outra galeria. Olhando para seu interior me fez despertar os antigos segredos de religiões que tinham propósitos e desejos de se manterem no anonimato. Não foi descoberta esta abertura, ainda, mas tão logo alguém pesquisando os subterrâneos venha com esta narrativa.

Antigos frades Jesuítas deram este importante passo para perfurar estas galerias e tuneis ligando pontos interessantes pelos quais podiam andar, se esconder e fugir de perseguições. Ainda é novo para mim, pois não havia rastro de espíritos deixados registrados.

Sei que tive muita preocupação no meio desta viagem. Eu não sabia se continuava ou voltava, porque sempre é uma incógnita que pode ter surpresas agradáveis ou desagradáveis. Você está em uma missão e mesmo estando amparado pela responsabilidade espiritual não prevê o que está na curva do destino. A Deus pertence nossos compromissos.

Conforme eu disse no andar desta descoberta onde as paredes eram todas em barro marrom. Os tijolos maciços eram feitos socados em formas de madeira que ficaram nesta última galeria. Estavam deterioradas pelo tempo, mas ainda dava para ver detalhes do entalhamento. Eram artesões e tinham missões já naquela época.

Muita coisa se perdeu na história do Brasil colonial que marcaram muitas vidas. Desde o império até nosso atual momento histórico onde o povo urge por mudanças fazendo uma nova história.

Sentei nesta galeria e observava silenciosamente gotas de água caírem dando dimensão pelo som que se propagava nas paredes. Chegava a dar medo, pois nada explicava esta descoberta. O silencio também incomoda quando se está diante de algo que desconhece.

Esta imagem ficou gravada tão forte em minha cabeça que parece que ainda estou lá dentro. Vejo ainda a ligação temporal que não cessou com o meu retorno. Espero que em breve alguém noticie que foi descoberto um túnel que se liga em duas galerias subterrâneas.

Um bom dia de trabalho aos jaguares de missão.

Salve Deus!

Adjunto Apurê

An-Selmo Rá

25.05.2021

Seja bem-vindo ao vale dos deuses!